CNH de graça? É possível; veja como você pode adquirir a sua primeira habilitação sem pagar nada
06/05/2023 às 0h47
Em alguns estados é possível ter direito a uma CNH gratuita
É isso mesmo! Alguns estados permitem que os moradores tirem a sua primeira CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de graça. Porém, vale dizer que existe algumas regras para ter direito ao benefício.
Uma delas é a necessidade de comprovar que não tem renda suficiente para arcar com os custos do documento, que atualmente pode chegar a custar o valor de 3 mil reais em alguns estados. O programa que oferta a primeira carteira de motorista de forma gratuita existe desde 2001 e segue contando com diferentes nomes, a depender da localidade do morador.
+ Falência? Famosa empresa de veículos está cada vez mais perto de afundar e números assustam; veja
Mas, no geral, o projeto é conhecido como CNH Social, e por não ter sido criada por meio de uma lei federal, a oferta é encontrada apenas nos estados que subsidiam o projeto.
Alguns entendem que ofertar a habilitação de forma gratuita é uma forma de investir no mercado de trabalho e no índice de empregos da região. Pois, o cidadão que não tem renda e possivelmente trabalha em condições informais poderá conseguir uma vaga em um trabalho formal, sendo habilitado.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
O processo para ter a CNH de forma gratuita varia de acordo com o estado onde o cidadão mora. Assim, o Detran de cada região publica um edital com todas as regras exigidas na seleção dos futuros motoristas,
+ Prepare-se para economizar: Haddad repercute mudança radical no Imposto de Renda
A inscrição deve acontecer diretamente pelo site do Detran, que irá publicar uma lista com o nome dos aprovados. Após a divulgação da lista com os nomes, a pessoa deve procurar a autoescola credenciada ao projeto para iniciar o processo de habilitação.
As exigências para ser aprovado no processo variam. Existem apenas alguns requisitos básicos e comuns entre os estados para a realização da inscrição.
Confira abaixo!
Ter mais de 18 anos;
Saber ler e escrever;
Ter renda de até dois salários mínimos.
Os seguintes grupos têm prioridade no processo:
Desempregados há mais de um ano;
Agricultores;
Pessoas com necessidades especiais;
Alunos da rede pública com desempenho exemplar;
Quem não tem nenhum registro na carteira de trabalho;
Beneficiários do Bolsa Família;
Quem não tem nenhum registro de infração no trânsito;
Ex-presidiários;
Trabalhadores do setor de transporte que desejam regularizar sua situação.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.