Atenção os bancos vão acabar com serviço que já foi bastante utilizado no Brasil; Saiba qual

05/05/2023 às 13h32

Por: Fernanda Zanardo
Imagem PreCarregada
Bancos vão acabar com algumas formas de pagamento (Imagem Reprodução Internet)

As instituições financeiras vão encerrar serviços que tiveram 59 milhões de operações no ano passado, segundo o Banco Central

O PIX transformou o modo das pessoas realizarem pagamentos desde sua chegada, em março de 2021. Com isso, tornou-se a transação mais utilizada no mundo, perdendo somente para a o sistema análogo da Índia.

+Astro da Globo teve que trabalhar como garçom para superar perrengue financeiro: “Virei no vermelho”

Com essa nova operação os bancos que são filiados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban), decidiram que os deixaram de oferecer os serviços de DOC e TEC a partir do ano que vem.

Bancos vão acabar com algumas formas de pagamento (Imagem Reprodução Internet)

Bancos vão acabar com algumas formas de pagamento (Imagem Reprodução Internet)

O Documento de Ordem de Crédito (DOC) e a Transferência especial de Crédito (TEC) permitem que as pessoas possam transferir até R$4.999,99.

+Atenção: Se você faz parte do programa de fidelidade da Latam, uma promoção pode te dar 10 mil pontos

LEIA TAMBÉM:

Os usuários poderão utilizar essas operações até as 22 horas do dia15 de janeiro de 2024. E os pagamentos nessa modalidade poderão estar agendados até 29 de fevereiro de 2024.

Entretanto nada foi especificado sobre o TED, Transferência Eletrônica direta.

Segundo o Presidente do FEBRABAN, Issac Sidney, após o aparecimento do PIX, as pessoas deixara de utilizar as outras formas de pagamento, uma vez que o PIX é mais vantajoso, por ser gratuitos.

Pix é a forma de pagamento mais utilizada no Brasil (Imagem Reprodução Internet)

Pix é a forma de pagamento mais utilizada no Brasil (Imagem Reprodução Internet)

+São Paulo: Dorival sugere nome para disputar posição com Marcos Paulo e diretoria avalia: “Driblador”

Além do dinheiro ficar disponível na conta dos destinatários na mesma hora, enquanto no DOC após um dia a ordem de transferência no banco e no TEC somente ao final do dia da ordem.

Um levantamento realizado pelo Banco central, as operações financeiras mais utilizados no Brasil no ano passado foram: Pix: 24 bilhões de operações; Cartões de crédito: 18,2 bilhões de operações; Cartões de débito: 15,6 bilhões de operações; Boletos: 4 bilhões de operações; Transferências via TEC: 1,01 bilhão de operações; Cheques: 202,8 milhões de operações; Transferências via DOC: 59 milhões (3,7% do total).

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.