CUIDADO: Seu MEI pode ser cancelado a qualquer momento; entenda o pente fino que o Governo está fazendo
05/05/2023 às 8h55
Ser um MEI (Microempreendedor Individual) é mais comum na atualidade do que se pensa. Antigamente, o regime CLT contava somente com respaldo do INSS, hoje, a facilidade do MEI garante beneficios e segurança ao freelancer ou autônomo.
+Escândalo: McDonald’s é envolvido em absurdo com 305 crianças e você precisa ver o que eles fizeram
Agora, os trabalhadores autônomos, sem registro em carteira, tem uma maneira formalizada de trabalho diante do Governo Federal por conta do MEI, que existe desde 2008, mas ganhou força nos últimos 5 anos.
Hoje, são 14 milhões de pessoas ativas na modalidade MEI cadastradas em todo o Brasil, de acordo com dados divulgados pelo Governo Federal.
LEIA TAMBÉM:
● Conheça o Aplicativo de Celular que faz Simulação de como você ficaria de Barba
● Atenção: A importância de saber o que significa cada Luz Acesa no Painel do seu Carro
● AUGE E QUEDA: Falência de grande rede de SUPERMERCADOS; portas FECHADAS de 149 lojas e DEMISSÃO em massa
Mas estar com os dados em dia, suas taxas DAS-MEI devidamente pagas, sem grandes atrasos, garantem a você todos os direitos previdenciários e condições mais abrangentes ao seu empreendedorismo.
Como o trabalhador MEI se torna uma empresa, com número de CNPJ, você deve sempre se atentar a estas regras para não ter seu cadastro cancelado no pente fino que o Governo Federal vem fazendo.
Primeira dica: Nunca ultrapasse seu faturamento. Se você se cadastrou em uma classe, e seu rendimento ultrapassar o pré-estabelecido, você pode ter sua função de microempreendedor cancelada.
Segundo dica para que você se atente às suas finanças, ou seja, evite dívidas acumuladas, principalmente, a que se refere junto a Receita Federal e sua declaração do Imposto de Renda em dia.
A dica mais básica de todos é estar com a DAS-MEI em dia. O Documento de Arrecadação do Simples Nacional é obrigatório, mas se inadimplente por até dois anos, o microempreendedor perderá seu cadastro.
Outra dica para se atentar é prestar serviços exatamente na categoria que você se registrou inicialmente, caso tenha mudado de profissão, corrija isto junto ao seu cadastro para que não caia no pente fino do Governo e coloque tudo a perder.
+Cartões de crédito da Visa passam por mudanças e clientes precisam saber como serão afetados
Quem é MEI não pode, em hipótese alguma, ser sócio de outro em alguma empresa. O microempreendedor é individual, como diz a própria função do cadastro. Caso você esteja irregular desta maneira, cuidado! Você pode ter sua formalização perdida diante do Governo.
A pessoa MEI se torna uma empresa, portanto, pode ter até 1 funcionário contratado pela categoria, mais do que isto, terá seu cadastro bloqueado pelo Governo.
+Devendo? Banco Itaú oferece HOJE uma oportunidade incrível para renegociação e limpar seu nome
Qual o valor mensal da taxa do MEI?
O cálculo que determina o valor da taxa DAS-MEI equivale a 5% do limite mensal do salário mínimo mais R$ 1 para o ICMS e R$ 5 para o ISS.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.