Para elevar segurança do Pix, Banco Central anuncia mudança

03/05/2023 às 0h28

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Privacidade? Banco Central tem acesso a contas dos brasileiros (Foto: Reprodução)

Banco Central quer dar mais segurança aos usuários do Pix

A partir de 5 de novembro o Pix vai voltar a ficar mais seguro, de acordo com informações do Banco Central. Acontece que a instituição irá passar a disponibilizar novos campos nas notificações de fraude para que sejam especificados os tipos de fraudes, como falsidade ideológica ou “conta laranja” e a razão da notificação como golpe, estelionato, invasão de conta e coação.

A notificação de infração é a funcionalidade que permite que as instituições façam marcação de chaves e usuários sempre que houver suspeita de fraude na transação. Uma outra mudança que foi anunciada pelo Banco Central foi em relação a ampliação do conjunto de dados de segurança do Pix que são oferecidos para a consulta das instituições participantes para análises das transações.

+ Descubra uma valiosa dica para aumentar seu limite no Nubank e surpreenda-se

Vão ser incluídas: quantidade de infrações do tipo “conta laranja” ou de falsidade ideológica relacionada ao usuário ou chave Pix, quantidade de participantes que aceitaram notificação de infração daquele usuário ou chave e quantidade de contas vinculadas a determinado usuário.

Também será ampliado de seis meses para até cinco anos, o limite de tempo que os dados ficam disponíveis. De acordo com o Banco Central, a consulta pode ser feita por meio das instituições por chave Pix ou pelo usuário (CPF/CNPJ).

LEIA TAMBÉM:

“O resultado dessas mudanças é uma maior eficácia no combate à fraude, uma vez que as instituições passarão a ter melhores subsídios para aprimorar os próprios modelos de prevenção e detecção de fraude. Na prática, as instituições terão melhores condições de atuar preventivamente e, em última instância, resultará em maior proteção aos usuários”, afirmou o consultor na gerência de gestão e operação do Pix, Breno Lobo.

+ Aposentado ou pensionista, você precisa ficar sabendo da medida que afetará o seu dinheiro em MAIO

O Banco Central ainda passou a exigir um questionário de autoavaliação em segurança das instituições participantes do Pix, com assinatura do diretor responsável pela política de segurança cibernética, “de forma a garantir que as instituições atendam aos requisitos técnicos de segurança determinados pelo BC”.

O objetivo com a mudança é aumentar a responsabilidade das instituições financeiras e de pagamento com as regras de segurança, impondo mais uma barreira para tentar conter episódios de vazamento de dados.

Usuários devem se atentar a dicas de segurança (Imagem: Reprodução)

Banco Central fará mudança para aumentar segurança do Pix (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.