Proibição: Na mira da Justiça, OLX e Mercado Livre tem dias contados em vendas absurdas e permitidas há anos
27/04/2023 às 8h31
Fazer compras online pelas plataformas do Mercado Livre e da OLX se tornaram parte do cotidiano do brasileiro moderno.
No entanto, a Justiça brasileira está prestes a proibir de que o Mercado Livre e a OLX continuem vendendo animais em suas plataformas.
Em uma ação ajuizada em conjunto por diversas ONGs do país, o Mercado Livre e a OLX estão bem próximas de terem a prática de venda de animais totalmente proibida em breve pela Justiça.
LEIA TAMBÉM:
● Conheça o Aplicativo de Celular que faz Simulação de como você ficaria de Barba
● Atenção: A importância de saber o que significa cada Luz Acesa no Painel do seu Carro
● AUGE E QUEDA: Falência de grande rede de SUPERMERCADOS; portas FECHADAS de 149 lojas e DEMISSÃO em massa
Apesar de ser um grande absurdo isso ser permitido até hoje nas plataformas, a prática é comum até em grupos do Facebook, uma das mais tradicionais redes sociais.
Um total de seis ONGs moveram uma ação civil pública contra as platafomas de vendas online a fim de barrar a prática com poder da Justiça, com entendimento que animais não se vendem, mas se adotam ou doam.
Carlos Henrique Prestes Camargo, promotor do Ministério Público do estado de São Paulo, encaminhou a ação ao poder judicial.
De acordo com a ação movida contra o Mercado Livre e a OLX, existem evidências de que os animais comercializados sofrem maus tratos, ou seja, carecem de diversos tipos de cuidados.
Aliás, não existe qualquer controle das plataformas de vendas sobre as pessoas que anunciam e vendem os animais domésticos.
A ação é movida pela ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais) e pela Associação Filantrópica ‘Os Animais Importam‘.
Portanto, o Mercado Livre e a OLX seriam coniventes com a prática dos criadores clandestinos, segundo a ação movida pelas ONGs.
+A corajosa atitude de Luiz Bacci ao pedir para sair de emissora, mesmo no auge e assinar com rival
Com falta de ficalização do Mercado Livre e da OLX sob a prática, cada vez mais anuncios surgem nas plataformas, portanto, não há nenhuma espécie de controle referente aos cuidados e tratos aos animais.
Em reportagem da Folha de São Paulo, a plataforma da OLX se pronunciou através de uma nota afirmando que não comenta nenhuma ação que está em andamento e que não foram notificados ainda sobre este processo.
Já o Mercado Livre alegou, através de um comunicado, que este assunto é abordado nos termos de condições e de uso, onde os usuários devem concordar para utilizar o site ou app da plataforma, sendo de responsabilidade totalmente do anunciante.
Quantas pessoas usam o Mercado Livre hoje?
Atualmente, o Mercado Livre conta com 10 milhões de vendedores ativos e 34 milhões de compradores ativos.
Autor(a):
Gustavo Melo
Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.