Telegram entra na mira da Justiça e é suspendido em todo o Brasil; aplicativo foi multado em 1 milhão

26/04/2023 às 17h39

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
App recebeu ordem de suspensão no país (Foto: Reprodução)

Telegram foi suspendido em todo o território brasileiro após não atender pedido da Justiça

Nesta quarta-feira (26), a Justiça acabou determinando a suspensão imediata do aplicativo Telegram pelas operadoras de telefonia e lojas de APP. A decisão foi tomada após o Telegram se recusar a fornecer informações que haviam sido solicitadas pela Polícia Federal referentes a integrantes e administradores de grupos neonazistas.

Segundo a PF, as empresas de telefonia responsáveis pelas lojas de aplicativos em celulares já receberam o ofício sobre a suspensão do Telegram. Além disso, a Justiça Federal ainda aumentou a multa aplicada ao aplicativo pelo não fornecimento dos dados, de 100 mil para 1 milhão de reais por dia.

+ Publicação da Caixa nas redes sociais gera revolta e clientes criticam em comentários

E a última sexta (21), foi o prazo que a rede social tinha para entregar os dados solicitados pela PF. Como o fornecimento não foi feito, a decisão foi tomada pela Justiça.

O Telegram, de acordo com informações, havia desconhecido uma notificação do governo federal sobre medidas para conter a disseminação de ameaças a escolas e pode ser suspenso no país. De acordo com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o governo irá abrir um processo administrativo contra a empresa.

LEIA TAMBÉM:

O mesmo pode acabar resultando em multas até eventualmente a suspensão das atividades do aplicativo no país. O Telegram, vale destacar, foi o único aplicativo de mensagens que não respondeu a notificações da pasta do governo.

Para que a agência também notifique a empresa, o governo está articulando com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

+ Caixa Tem: saiba como liberar empréstimo de até R$ 4.500 pelo aplicativo

No mês de janeiro, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aplicou uma multa de R$ 1,2 milhão ao aplicativo por descumprimento de uma ordem judicial para bloquear o canal do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG).

A rede social está sendo questionada em relação ao seu compromisso em combater o discurso de ódio e a disseminação de informações falsas na plataforma.

Telegram recebeu multa milionária da Justiça Federal (Imagem: Reprodução)

Telegram recebeu multa milionária da Justiça Federal (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.