Aliexpress, Shein e Shopee adotam o novo modelo de impostos do governo; entenda
25/04/2023 às 21h30
Aliexpress, Shein e Shopee vão usar o novo modelo de impostos do governo
O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comunicou recentemente que o Brasil terá um novo modelo de cobrança de impostos para produtos vendidos em plataformas internacionais de e-commerce, como Aliexpress, Shein e Shopee.
O imposto será cobrado na hora da compra e poderá ser descontado imediatamente. Essa medida faz parte do “plano de conformidade” da Receita Federal, que busca garantir concorrência justa com empresas de varejo nacionais.
Segundo Haddad, essa prática é comum nos Estados Unidos e na Europa, em que os impostos devidos já estão incluídos no preço do produto.
+ Vai na Fé: Sol passa por teste de DNA assustador e é resgatada de pesadelo por Lui
LEIA TAMBÉM:
● É Motoboy e trabalha com Entregas? Conheça 7 Aplicativos para facilitar sua vida
● Projetor no seu bolso com um destes simples Aplicativos para Celular
● Descubra hoje mesmo se o seu Celular está Grampeado e previna-se com esse app
A Shein, Shopee e Aliexpress concordaram em aderir ao plano de conformidade. Ademais, o Ministro se encontrou com dirigentes do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), que representa algumas das maiores empresas do setor de varejo no Brasil, para discutir as alterações propostas pelo governo.
Haddad afirmou que a medida foi criada para que “ninguém leve vantagem sobre ninguém”. Ele também destacou a importância de investimentos estrangeiros no país e que as empresas devem ver o Brasil não apenas como mercado consumidor, mas como produtor.
Shein fez anúncio importante
A Shein, varejista de moda chinesa, anunciou uma parceria com 2 mil fabricantes brasileiros para aumentar a indústria do país e fomentar a criação de 100 mil novos empregos em cerca de três anos.
Essa iniciativa visa a localização da cadeia de fornecimento para beneficiar consumidores, pequenas empresas e a economia em geral. O chairman da Shein na América Latina, Marcelo Claure, afirmou que a empresa tem visto grande sucesso no Brasil desde o seu lançamento em 2020.
O plano de conformidade do Governo Federal gerou enorme repercussão negativa entre a população brasileira, principalmente com a tributação das transações entre pessoas físicas até US$ 50. A parceria entre a Shein e fabricantes brasileiros surge como uma forma de adequação às exigências de tributação e fiscalização brasileiras.
Autor(a):
Hudson William
Redator do Aaron Tura TV. Especialista em redação sobre benefícios sociais, finanças e direitos do trabalhador. Escrevo sobre notícias há muitos anos com passagens, inclusive, por outros portais como TV Foco. Meu objetivo é informar com precisão e clareza.