Bloqueio do Bolsa Família gera confusão e sistema sai do ar
19/04/2023 às 18h48
Bolsa Família cortou benefício de milhões de pessoas por irregularidades
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) excluiu o Bolsa Família de cerca de 1,2 milhões de pessoas, entre os meses de março e abril. O bloqueio em massa acabou gerando problemas para os municípios e para quem foi excluído sem ter irregularidade.
O foco do bloqueio foram beneficiários que se declararam famílias unipessoais, ou seja, que falaram morar sozinhas. Antes, um outro mega bloqueio foi realizado para averiguar a frequência escolar em lares com crianças e adolescentes.
+ Saiba como descobrir de forma fácil se alguém está online no WhatsApp
Sem informar o número de pessoas que foram afetadas, o ministério orientou apenas que os cidadãos busquem postos do programa nos municípios.
Depois do pente-fino que tirou um em cada vinte pessoas do programa, o sistema que é usado para gerir o Bolsa Família ficou fora do ar por boa parte dos dias. Além disso, os postos de atendimento estão sobrecarregados com a alta demanda.
LEIA TAMBÉM:
● Novas regras do Bolsa Família vão impactar valor recebido em outubro! Descubra agora
● Mesmo no domingo? Descubra se Estado paga Bolsa Família no fim de semana
● Bloqueou o Bolsa Família por título DUPLICADO? Saiba como resolver esta situação
Revoltados, os beneficiários bloqueados fazem filas nos CRAS onde as regularizações são feitas. Muitos contam que os pagamentos foram bloqueados por falta de frequência escolar dos filhos, porém, exibem documentos que comprovam que eles raramente faltam às aulas.
+ Esses são os sinais de alerta de AVC que podem ocorrer até 3 meses antes; fique em alerta
Revoltadas, as equipes responsáveis começaram a responder postagens do ministério nas redes sociais, criticando a situação. A pasta até chegou a apagar uma delas porque estava repleta de comentários negativos.
De acordo com relatos, o governo informou que o desbloqueio do Bolsa Família é feito pelos municípios, mas envia mensagens às equipes explicando que o sistema está fora do ar. O MDS falou ainda que os bloqueados devem assinar um termo de responsabilidade para atestar que se enquadram nas regras, mas, algumas cidades alegam que não receberam o documento.
“A visita familiar é mais eficiente [para evitar fraudes]. Mas é complicado, porque é muita gente e nós [equipes do Bolsa Família nos municípios] somos poucos e temos muitas demandas”, afirmou Michelle Souza, coordenadora do CadÚnico em Piquet Carneiro (CE).
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.