Contribuinte, decobrimos qual é o destino real do dinheiro que é usado para você pagar impostos

17/04/2023 às 9h06

Por: Gustavo Melo
Empréstimo por meio da conta de luz? (Foto: Reprodução/Internet)
Empréstimo por meio da conta de luz? (Foto: Reprodução/Internet)

Os brasileiros são os que mais pagam impostos no mundo. Mas muitos nem sabem para que eles servem de fato e para onde são destinados, ainda mais em época de declaração de Imposto de Renda.

+Está sem saldo e precisa fazer um PIX? Bancos disponibilizam opção que vai acabar com seus problemas

Os impostos são cobrados pelo Estado aos cidadãos, o principal objetivo é garantir as funcionalidades pertinentes de serviços coletivos públicos.

+Motivo revelador é exposto do por que se deve estar em JEJUM para fazer exames de SANGUE

O IPVA, IPTU, IRPF, são alguns dos muitos impostos cobrados pelo governo ao contribuinte que vive em sociedade, e para que esteja de acordo com a lei.

Os impostos são as principais arrecadações da União ou dos Estados Federativos do país, ou seja, eles são aplicados de diversas maneiras em setores pertinentes, para que o bem coletivo e público funcione.

LEIA TAMBÉM:

Praticamente tudo tem impostos, muitos deles, até invisíveis aos olhares mais desatentos. Para que se tenha ideia, até os alimentos que você ingere ou produtos que compra tem impostos sobre eles.

+Falência: Grande rede de drogarias, 50 anos no mercado, anuncia fechamento e demissão em massa

Calculadora e dinheiro na hora de pagar seus impostos

Calculadora e dinheiro na hora de pagar seus impostos (Foto: Reprodução/ Internet)

O dinheiro arrecadado com os impostos dos brasileiros tem destinos que muita gente sequer suspeita, mas eles agregam ao investimento na Saúde, na Educação e até no transporte público e obras públicas.

Os programas de transferência de renda, como por exemplo, o Bolsa Família, também vem de dinheiro proveniente do cidadão. Serviços públicos e funcionários do Estado e Federação, também são pagos com seu dinheiro devolvido a União.

Vale destacar que até a Previdência Social, ou o INSS, que garantem bem-estar presente ou futuro ao cidadão, são movimentados com o dinheiro pago pelo contribuinte.

+Certas DOENÇAS faz com que cidadãos se aposentem ANTES DA HORA e você precisa saber quais

Os principais e mais importantes impostos são: o Imposto de Renda, que se refere sobre a própria renda da pessoa anual; o IPI, em relação aos produtos industrializados; o IPVA, que se refere a propriedade de veículos; o IPTU, em relação a propriedade de imóveis; e o ITR, que se refere sobre propriedade territorial rural.

Até quando deve se entregar o Imposto de Renda 2023?

As declarações do Imposto de Renda de pessoa física tem prazo de 15 de março até 31 de maio de 2023 para serem entregues pelo contribuinte à Receita Federal.

+Fique atento: Se você é habilitado, não saia dirigindo seu carro sem saber destes avisos relevantes

Leão do Imposto de Renda; Receita Federal 2023

Leão do Imposto de Renda; Receita Federal 2023 (Foto: Reprodução/ Internet/ Montagem)

Autor(a):

Sou o Gustavo e cresci assistindo televisão e filmes. Hoje, uso toda essa cultura adquirida nos meus 37 anos de vida para trazer informações relevantes e auxiliar o público com minha larga fatia de conhecimento. Escorpiano e solteiro, o futebol é minha paixão e sou muito orgulhoso de ser brasileiro.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.