Veja quanto custará uma blusinha na SHEIN com a nova taxação imposta pelo governo
14/04/2023 às 17h02
Quem comprar na SHEIN, infelizmente terá que desembolsar mais dinheiro do que o que vinha gastando antes
Nos últimos dias não tem se falado em outras coisas a não ser sobre a polêmica da taxação que o governo quer impor nas varejistas chinesas SHEIN, AliExpress e Shopee. O ministro Haddad anunciou que decidiu acabar com a regra que isenta de impostos as remessas internacionais no valor de US$ 50 (250 reais).
O benefício era exclusivo para pessoas físicas, porém, de acordo com técnicos do governo, estava sendo usado de forma indevida por empresas de comércio online internacionais para comercialização de produtos.
+ SHEIN, Shopee e AliExpress se manifestam pela primeira vez após decisão por taxação
É isso que possibilita a compra de uma blusinha na SHEIN, por um valor tipo 30 reais + custos de envio. As próprias varejistas costumam separar encomendas grandes em outras menores, isso para evitar ultrapassar esse valor de 50 dólares.
Dessa maneira, é comum ver conteúdo na internet com dicas para que o consumidor compre sempre itens abaixo desse valor, para assim, evitar as taxas.
LEIA TAMBÉM:
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
● Customize sua Moto no estilo de ‘Need for Speed’ com este Aplicativo Grátis
COMO FICARÁ O VALOR DAS BLUSINHAS COM A MUDANÇA?
Agora, o preço no site não mudará, permanecerá o mesmo, porém, a ideia é que a taxa seja aplicada quando o produto já estiver no país, mediante a fiscalização e comprovação de que não se trata de um envio de uma pessoa física para outra, mas sim de uma varejista.
De acordo com a própria Receita Federal, atualmente já tem a tributação de 60% sobre o valor da encomenda, ele apenas não tem sido efetivado. Assim, não se terá uma nova taxa, apenas mais fiscalização.
Desse modo, as compras feitas em sites como SHEIN e Shopee devem ficar no mínimo, 60% mais caro, porém, a porcentagem pode ser ainda maior, pois, depende de outros tributos aplicáveis.
Acontece que de acordo com o advogado Fernando Lima, tributarista e sócio do Lavocast Advogados, as compras de até 500 dólares, contam com imposto simplificados, e o valor utilizado para calcular as taxas inclui ainda o frete e o seguro do produto, caso ele exista.
Já para compras com valor entre 500 e 3.000 mil dólares, existe a cobrança do ICMS (Imposto de Circulação de Mercadoria e Serviços), que ainda pode mudar conforme o local em que o produto foi desembarcado e onde ele será entregue. Cada Estado cobra uma alíquota diferente.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.