Mudanças anunciadas pelo governo no Vale Alimentação acaba preocupando trabalhadores
11/04/2023 às 23h52
Vale Alimentação passará por mudança que beneficiária os beneficiados
Um dos principais benefícios concedidos a população brasileira é o Vale Alimentação. Para quem trabalha de carteira assinada, o repasse do valor é destinado especificamente para gastos do trabalhador referente à feira e alimentos em geral.
Porém, haverá uma mudança, saiba mais como ficará a seguir!
E apesar de não ser garantido em lei, quem tem carteira assinada normalmente recebe o benefício em seu contracheque. O pagamento é feito de maneira mensal, sendo realizado juntamente ao recebimento do salário.
+ Confira um truque fácil para aumentar o seu limite no Nubank
Atualmente, existem empresas que contratam um trabalhador e fornecem o pagamento líquido do benefício. Assim, fornecem o valor acordado como Vale Alimentação, mas o empregado gasta com o que ele quiser, já outras utilizam de plataformas que obrigam que o valor seja gasto apenas com alimentação.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Acontece que essas empresas-plataformas, são escassas no mercado nacional, gerando um certo monopólio na hora das grandes empresas decidirem qual será a base para que possam depositar o vale. Isso é o que o governo federal está buscando alterar, tentando abrir este mercado para novas iniciativas.
Mas afinal, quais serão as mudanças?
Para quem trabalha, é possível que haja mudanças na disponibilidade de local para a utilização do Vale Alimentação. Hoje, as bandeiras que são as empresas responsáveis pelo Vale, não estão disponíveis em todos os estabelecimentos.
+ Loja famosa que fechou as portas no Brasil, volta ao mercado e utiliza um novo nome
Por conta disso, o Ministério da Fazenda quer a portabilidade do saldo entre empresas. Assim, o trabalhador pode gastar o seu vale em qualquer estabelecimento e não apenas naqueles que aceitam a bandeira do cartão que ele possui.
Isso facilitará o acesso e compra de alimentos para os empregados e vai evitar dores de cabeça ao cidadão. Já de um ponto de vista mais concentrado em gerência e organização do projeto, o Ministério da Fazenda busca o suporte do Banco Central nesse quesito, que alega não ter pessoal nem meios técnico para suportar a demanda de pessoas que participam dessa situação.
As movimentações serão realizada nos próximos meses, quando irá ter uma definição em relação a mudança e atualizações no benefício cedido aos trabalhadores. Vale ressaltar que gigantes da área como o próprio Ifood estuda aderir o novo programa, lançado a sua própria plataforma de Vale Alimentação.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.