Saraiva, livraria famosa em todo o Brasil, anuncia fechamento de lojas
06/04/2023 às 23h25
Livraria já foi líder de mercado do setor no passado
A famosa livraria Saraiva, que tempos atrás já foi líder no mercado de livrarias no Brasil, acabou anunciando o fechamento de seis lojas em cinco estados diferentes nesta semana, o que representa uma redução de 18% do total de lojas da empresa.
As lojas que vão ser fechadas, são das seguintes cidades: Aracaju (SE), João Pessoa (PB), Olinda (PE), Sorocaba (SP) e Porto Alegre (RS). A decisão é mais um movimento de mercado que a Saraiva está fazendo desde 2018, quando pediu recuperação judicial, declarando uma dívida de 675 milhões de reais.
+ Alerta importante: Famoso talco da Johnson & Johnson pode causar câncer
A livraria investiu fortemente na venda de produtos eletrônicos, enfrentou dificuldades para competir com outras empresas do setor como Amazon e teve que ajustar o seu modelo de negócios.
Enquanto a Saraiva mantinha suas grandes lojas, a tendência atual das livrarias é a de unidades menores, mais focadas em livros e papelaria.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
NÃO É A ÚNICA
Uma outra livraria, a Livraria Cultura também seguia o mesmo modelo da Saraiva e está enfrentando uma crise semelhante. No mês de fevereiro, a empresa teve a sua falência decretada, porém, suspendeu a decisão na Justiça. A Saraiva, vale dizer, está em recuperação judicial há quatro anos.
Enquanto isso, para poder enfrentar a concorrência e se recuperar financeiramente, a Saraiva tem buscado soluções como a venda de ativos e a negociação de dívidas. A livraria também está procurando se adaptar às mudanças no mercado, ampliando seu foco em livros e papelaria e investindo em lojas menores e em canais digitais.
+ Banco C6 lança novo serviço que paga até mil reais por mês aos seus clientes
A Saraiva também está em busca de um novo controlador, já que a sua controladora, a empresa de investimentos, Somos, anunciou a intenção de vender sua participação na empresa. Por meio de um comunicado, a Saraiva comunicou que está em contato com potenciais compradores e que a operação está em fase de análise.
Apesar dos desafios, a empresa está otimista em relação ao futuro. A Saraiva afirmou que o fechamento das lojas faz parte de sua estratégia de otimização de custos e que está confiante em sua capacidade de se recuperar financeiramente e voltar a crescer no mercado.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.