Mais de 70 milhões de brasileiros podem ter a suspensão da CNH e você precisa saber disso
25/03/2023 às 9h00
Suspensão da CNH cai como uma bomba para brasileiros
Isso porque mais de 70 milhões de habilitados podem ter a CNH suspensa e o motivo é chocante.
Devido a inadimplência, o Serasa fez um levantamento onde aponta que milhões de brasileiros estão com dívidas, em sua maioria com multas de trânsitos e processos judiciais.
SAIBA MAIS! Estrela da Globo confirmou que se arrependeu de ter participado de novela e detona: “Ficou incompleto”
O que assusta são os números, que acometem um terço da população brasileira. Os dados do Serasa chamam atenção para outra questão em fevereiro de 2023. É que os custos com processos judiciais são elevados por medo da suspensão da CNH por dívidas.
O número bateu recorde dos últimos anos, isso foi motivado pelo período conturbado durante a pandemia, desemprego e alta da inflação, que fez com que os brasileiros passassem a optar as contas que iriam pagar.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Para se ter uma ideia, a média de uma dívida por inadimplente em 2018 era de R$ 3.926,40. Já no último levantamento no início de 2023, esse número subiu para R$ 4.612,30.
A decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF) de validar as decisões de juízes brasileiros que executam a suspensão da CNH de motoristas que respondem a processos por dívidas financeiras tem relação direta com o aumento de devedores no País.
O QUE ISSO QUER DIZER?
Isso quer dizer que mesmo que a pessoa esteja com tudo em dia com sua CNH, mas possua dívidas externas, ela pode ter a habilitação suspensa.
Embora a validação do STF tenha sido incorporada em um caso específico, é possível que outros juízes tomem decisões parecidas, impondo a jurisprudência criada. Ainda assim, o STF pontuou que as medidas previstas no artigo do Código Civil não significam “excessiva discricionariedade judicial”.
Em fevereiro de 2023, o deputado Coronel Chrisóstomo propôs um Projeto de Lei para interromper a decisão do STF, justificando que o aumento de inadimplentes no Brasil, foi o estopim da proposta.
A decisão do STF também é válida para os passaportes dos inadimplentes, além de proibir sua participação em concursos e até licitações públicas.
QUEM SÃO OS ENDIVIDADOS?
No país, os idosos acima de 60 anos são os mais inadimplentes com um percentual de 17% em comparação a outras faixas etárias. No panorama geral, 71% é o número de aumento das dívidas financeiras no país.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!