Pedido de Xuxa para tirar Sikêra Jr do ar é negado pela justiça

Pedido de Xuxa para tirar Sikêra Jr do ar é negado pela justiça

04/08/2021 às 8h00

Por: Thalia Alencar
Imagem PreCarregada
Xuxa e Sikêra Jr

O Tribunal de Justiça de São Paulo acaba de contrariar o pedido da apresentadora Xuxa para remover Sikêra Jr da TV aberta. Hoje em dia, o apresentador é responsável pelo Alerta Nacional, da RedeTV!, e pelo Alerta Amazonas, da TV A Crítica.

A briga entre os dois não é de hoje, e está na Justiça após um comentário do famoso sobre o livro infantil, idealizado pela loira, que aborda conteúdo LGBTQIA+. Segundo ele, Xuxa “quer levar as crianças à travessura, à prostituição e à suruba”.

No processo, a Xuxa pede uma indenização de R$ 500 mil, além da retirada do Alerta Nacional do ar ou a demissão de Sikêra Jr da TV.

Xuxa e Sikêra Jr

Xuxa e Sikêra Jr

“Por ser uma pessoa pública, Xuxa sempre soube que está sujeita a críticas das mais diversas origens e intensidades, com as quais aprendeu a lidar. Contudo, há uma grande diferença entre críticas dirigidas à pessoa pública e ofensas graves à honra e à imagem”, afirmou a defesa.

O desembargador César Peixoto, relator do processo, vê a solicitação de Xuxa como censura à programação, medida proibida pela Constituição. De acordo com o UOL, a decisão diz que a censura “seria inócua pela possibilidade de reiteração das supostas ofensas em outros meios de comunicação”.

LEIA TAMBÉM:

“Imbuído da mesma liberdade de expressão, Sikêra externou sua reprovação em relação às atitudes da artista, destacando que não concorda com o lançamento de livro infantil com conteúdo LGBT”.

Em resposta ao processo de Xuxa, o contratado da RedeTV! quer uma indenização de R$ 500 mil. Recentemente, em decisão tomada pela 9ª Câmara de Direito Privado de São Paulo, o famoso tem o direito de citar Xuxa como “Dona Maria” em seu programa policial.

O entendimento é do mesmo desembargador: “Não foi evidenciada a probabilidade do direito, tampouco o perigo de dano para a concessão da tutela provisória de urgência, uma vez que, especialmente neste momento deve ser afastada a adoção de medidas que visam censurar a liberdade de expressão e de imprensa”.

Autor(a):

Tenho 24 anos e sou estudante de Relações Públicas. A paixão pelo mundo da teledramaturgia vem desde criança e meu objetivo é informar com clareza.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.