Preta Gil fala de vaias e invertida que recebeu de Rita Batista: “Você não pode mais falar”
01/02/2023 às 0h08

Preta Gil, durante entrevista para podcast, relembra o que passou após cometer gafes durante um evento
A cantora Preta Gil, despontou nesta terça feira, por meio de um vídeo repostado pelo podcast “Quem Pode Pod” , e relembrou do momento em que concedeu uma entrevista para o podcast de Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank, no dia 25 de janeiro de 2023. na introdução ela disse:
“Esse vídeo é um vídeo para toda a audiência do ‘Quem Pode, Pod’. Esse podcast tão incrível das minhas amigas Giovana Ewbank e Fernanda Paes Leme. Estou gravando esse vídeo no dia 25 de janeiro, depois desse susto que levei, do meu diagnóstico de câncer”

Preta Gil relembra durante entrevista o momento de vaias que passou após cometer gafes (Foto Reprodução/Youtube)
Durante o bate-papo com as apresentadoras Fernanda Paes Leme e Giovanna Ewbank, Preta Gil falou sobre sua vida pessoal e profissional. Em determinado ela foi questionada quanto a sua relação com a ancestralidade e sua negritude.
Foi aí que ela relembrou o que aconteceu após participar de uma palestra voltada para mulheres pretas em Salvador, na Bahia. O evento contou com a presença da atriz Elisa Lucinda, MC Carol e teve mediação da comunicadora Rita Batista.

Preta Gil passou a estudar mais sobre sua ancestralidade e negritude (Foto Reprodução/Youtube)
O público era formado quase que em toda sua totalidade por mulheres pretas. Porém, em meio às falas proferidas por ela, ela revelou uma gafe que cometeu e que lhe causou vaias quase que instantaneamente.
Leia também:

A pergunta fácil do Passa ou Repassa e que ninguém sabia responder sobre Geografia

Após polêmica sobre traição, Lucas Lima vai às redes sociais defender Sandy : “Tudo resolvido”

Gabigol no Corinthians: presidente afirma que jogador tem “a cara do Timão”
Preta Gil contou que em determinado momento do que dizia ela soltou que era uma “típica mulata brasileira”. Imediatamente, a cantora relatou ter escutado sons de vaias, e, sem entender, questionou o público sobre o que estava acontecendo. Foi nesse momento que Rita Batista a repreendeu:
“’A Rita Batista falou: ‘você acabou de dizer que você é mulata (…) você não pode mais falar que é Mulata. A verdadeira história era que as escravas que eram abusadas pelos seus donos eram chamadas de mulas, e quando nasciam filhos, que na cabeça deles eram cruzas dos brancos com as mulas, eram chamados de mulatos’” – Explicou a jornalista para Preta Gil
Preta Gil relatou ter ficado extremamente desconfortável com a gafe que cometeu:
“Eu não sabia onde enfiar a minha cara (…) como eu não sabia disso? Como nunca ninguém me falou isso? Como eu não tive acesso a essa informação?” – Revelou Preta Gil

A jornalista Rita Batista foi quem deu a invertida em Preta Gil (Foto Reprodução/Internet)
Pra piorar tudo, durante o mesmo evento, mesmo constrangida, Preta Gil afirmou que cometeu outra grande gafe ao usar o termo “denegrir”, que para muitos estudiosos da comunidade negra é tido como ofensivo:
“A vaia dessa vez veio com ola” – Frisou ela que depois explicou mais uma invertida que recebeu de Rita Batista: “’Você falou denegrir, preta. Denegrir quer dizer diminuir por ser negro’”.
Após tantas gafes em um único dia, Preta Gil contou as entrevistadoras do podcast, que procurou aprender o letramento sobre negritude e contou com ajuda de amigos famosos, como a atriz Taís Araújo.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino-americanas e mundiais. A arte é o que me move... Atualmente, escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.