AIDS levou ator que bombou como Zaquieu na primeira versão de Pantanal e chocou o Brasil

30/11/2022 às 8h31

Por: Beatriz Castro
Imagem PreCarregada
Ator que fez Zaquieu morreu de AIDS logo após fim da novela (Foto: Reprodução)

Ator morreu logo após o fim da exibição da trama da Rede Manchete

O mordomo homossexual que queria ser peão foi um dos grandes destaques de Pantanal. No remake, da Globo, quem viveu o personagem foi o ator Silvero Pereira.

Na versão original de Pantanal, exibida pela Rede Manchete, em 1990, o personagem chamava-se Zaqueu e foi interpretado por João Alberto Pinheiro, que morreu um ano após o fim da trama ao perder uma batalha contra a AIDS.

Nascido em Belém do Pará, João Alberto Pinheiro teve um caminho árduo até conquistar a fama. Após gravar dois discos com canções bem populares e românticas, ele se mudou para o Rio de Janeiro para tentar a sorte como cantor.

+Estrela da Globo morreu de aneurisma cerebral, em meio a folhetim, deixando emissora desolada

Após o sucesso de Bole Bole, Mexe Mexe, o diretor Jayme Monjardim o convidou para viver o Zaqueu em Pantanal. Na trama, o personagem era um mordomo gay que precisou trocar a vida de luxo no Rio de Janeiro para a vida rudimentar no Mato Grosso do Sul.

LEIA TAMBÉM:

Sem papas na língua e bem afeminado, o divertido personagem caiu nas graças do público ao virar um peão de luxo e interagir com os boiadeiros machistas da fazenda. Inclusive, ele se interessou por Alcides, interpretado em 1990 por Ângelo Antônio.

João Alberto como Zaqueu, em Pantanal (Foto: Reprodução)

João Alberto Pinheiro como Zaqueu, na versão original de Pantanal (Foto: Reprodução)

Ele chegou até a se declarar: “Eu tô apaixonado por você”, disparou Zaqueu, que teve como resposta: “Olha, Zaqueu, eu sempre te respeitei e sempre vou te respeitar, só que eu gosto é de mulher”. O personagem usava seu bom humor como uma arma contra as brincadeiras preconceituosas.

“Em seis dias, me tornei mais conhecido do que nos 12 meses em que estou no Rio, batalhando como cantor”, declarou João Alberto Pinheiro, na época, em entrevista à revista Amiga.

+2 bilhões em jogo, 6 filhas e 1 uma mulher: Como será a divisão da herança de Silvio Santos

AIDS

O ator de Pantanal, em luta contra a AIDS, precisou adiar o projeto de atuar em um espetáculo, mas já havia realizado dois de seus grandes sonhos: morar na Avenida Atlântica e participar da novela, que o tornou famoso nos quatro cantos do país.

Porém, com a piora da doença, ele realizou mais um desejo: passar o Natal e o Ano  Novo ao lado de toda sua família. João Alberto Pinheiro faleceu em 9 de janeiro de 1992, de insuficiência respiratória, agravada por uma pneumonia aguda em decorrência do HIV e, ainda, por um câncer no fígado.

Logo após a morte do ator, seu tio Adalberto concedeu uma entrevista à Amiga e revelou como foram os últimos momentos de vida do famoso: “Parece até que ele aguentou para poder ver toda a família reunida. No dia, fez questão de sair todo de branco para ver os fogos”, recordou.

 

Autor(a):

Tenho 33 anos e sou formada em Produção Multimídia. Sempre fui uma apaixonada por leitura, escrita e televisão. Adoro trazer informações sobre o mundo das celebridades.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.