Lula processa Record TV por entrevista em dia de pouca audiência e suposta manipulação

17/09/2022 às 19h05

Por: Beatriz Castro
Imagem PreCarregada
Lula processa Record por suposta manipulação (Foto: Reprodução/Montagem)

Como todos sabem, o cenário político no Brasil está bastante conturbado e, com as Eleições 2022 se aproximando, os candidatos vêm aparecendo cada vez mais na televisão, se tornando um problema. Após Jair Bolsonaro (PL) se estranhar com a Globo, Luís Inácio Lula da Silva (PT) está em conflito com a Record.

Segundo informações divulgadas pelo portal UOL, Lula acionou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) contra a emissora de Edir Macedo depois que a emissora anunciou que fará sabatinas com os 4 candidatos à presidência bem mais colocados na pesquisa Ipec de intenção de votos.

+Em vídeo, Claudia Raia fala sobre dar fim em relacionamento tóxico e dispara: “Está esperando o quê?”

As entrevistas se darão de 23 a 28 de setembro e Lula será o primeiro entrevistado, em uma sexta-feira. Porém a data não agradou a equipe do petista, que entrou com um processo contra a Record na Corte Eleitoral. A defesa do candidato afirma que a data escolhida para o bate papo com o ex-presidente renderá pouca audiência e pede que a ordem das entrevistas seja definida por sorteio.

Os representantes de Lula, ainda, apontam uma suposta manipulação com o objetivo de beneficiar Jair Bolsonaro, que será entrevistado na segunda-feira, dia que registra as maiores audiências.

LEIA TAMBÉM:

Lula e Bolsonaro aceitam participar de sabatinas na Globo, Foto: Reprodução/Internet

Lula e Bolsonaro são os principais candidatos à Presidência da República nas Eleições 2022 (Foto: Reprodução)

A Record divulgou o calendário das entrevistas nas últimas semanas: Lula será o primeiro, na sexta-feira (23); seguido por Bolsonaro, na segunda-feira (26); Ciro Gomes (PDT) virá na terça-feira (27) e, por fim, Simone Tebet (MDB), na quinta-feira (28). As entrevistas terão duração maior de 40 minutos e serão conduzidas pelo jornalista Eduardo Ribeiro.

No processo, os representantes de Lula pedem que a ministra Maria Claudia Bucchianeri determine que a a ordem das entrevistas seja definida por sorteio e a aplicação de uma multa em caso de descumprimento por parte da Record.

+Pantanal: Zuleica se torna rainha e acerta contas com Maria Bruaca, após assassinato de Tenório

“A primeira entrevista foi agendada para ir ao ar em dia de menor audiência, enquanto a segunda entrevista está planejada para quando tradicionalmente há maior audiência do jornal. Além disso, pela lógica, o último entrevistado terá o privilégio de falar ao eleitorado mais próximo do dia da eleição”, afirmou a assessoria do PT em resposta ao UOL.

A coligação de Lula e Geraldo Alckmin (PDT), alega ter tentado contato com a Record, solicitando a realização do tal sorteio, mas a solicitação foi negada pelo canal. A emissora foi procurada pelo portal Uol, mas não se manifestou sobre o assunto.

Autor(a):

Tenho 33 anos e sou formada em Produção Multimídia. Sempre fui uma apaixonada por leitura, escrita e televisão. Adoro trazer informações sobre o mundo das celebridades.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.