Bolsa Família

690 milhões: saiba sobre antecipação da Bolsa Família pela Caixa

Lula com boné de ONG do Complexo do Alemão (Foto: Reprodução)

Lula com boné de ONG do Complexo do Alemão (Foto: Reprodução)

As antecipações regulares no Bolsa Família na Caixa ocorrem mensalmente, geralmente aos sábados. No entanto, devido a eventos extraordinários ocorridos no país neste mês, um grupo de pessoas experimentará uma antecipação de maneira distinta.

Nas últimas semanas, algumas áreas do Brasil têm enfrentado adversidades climáticas, resultando na declaração de estado de emergência. Os beneficiários dessas localidades terão a oportunidade de antecipar o pagamento do Bolsa Família no primeiro dia útil de pagamento, ou seja, em 17 de novembro. Portanto, não será necessário aguardar a numeração do NIS para receber o repasse.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cerca de 960 mil famílias em mais de 300 municípios serão beneficiadas, totalizando um repasse de R$688,54 milhões do Governo Federal. As regiões contempladas são Amazonas, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Para os demais beneficiários, os pagamentos seguirão o calendário de antecipações usual:

Itaú causa choque ao reduzir limite do cartão de crédito de seus clientes

LEIA TAMBÉM!

Caixa realiza pagamento do Bolsa Família

Bolsa Família é liberado pelo Caixa Tem (Reprodução/internet)

Recentemente, tem sido observado um aumento nos bloqueios do benefício, frequentemente decorrentes de informações incorretas ou falta de atualização dos dados cadastrais no Cadastro Único (CadÚnico).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O CadÚnico é o banco de dados que armazena informações das famílias que se candidatam ao Bolsa Família. Manter esses dados atualizados é fundamental para o funcionamento eficiente e justo do programa.

Infelizmente, muitas famílias desconhecem essa necessidade, resultando em penalizações como o bloqueio do benefício devido a informações desatualizadas. Outro motivo para o bloqueio do Bolsa Família é a inserção de dados incorretos no CadÚnico, muitas vezes devido à falta de informação ou orientação adequada. É vital que as famílias beneficiárias procurem regularmente os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) para verificar a necessidade de atualização das informações, incluindo mudanças na renda familiar, novos membros da família, gravidez, entre outros. Quando bloqueado, o benefício pode levar até 90 dias para ser restabelecido, o que pode representar um desafio significativo para o sustento das famílias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bloqueio do Bolsa Família não deve ser encarado como uma punição, mas sim como uma medida para assegurar que o programa atenda adequadamente às famílias que realmente necessitam. Nesse contexto, a prevenção é mais eficaz do que remediar.

Olá, sou um jornalista freelancer apaixonado por contar histórias e transmitir informações de forma clara e objetiva. Com vasta experiência em diversas áreas, desde esportes até tecnologia e cultura, busco sempre trazer um olhar único e envolvente aos meus trabalhos. Minha versatilidade e comprometimento com a qualidade jornalística me permitem entregar conteúdos que atendam às necessidades do site de maneira ágil e precisa.

Sair da versão mobile