600 mil pessoas atingidas: Celulares Android ficam com vírus

Mais de 600 mil pessoas atingidas: Celulares Android ficam com vírus e você está correndo risco

10/05/2023 às 19h33

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Celulares que usam Android e tinham esse aplicativo podem estar em perigo (Foto: Reprodução)

Se você tem celular Android precisa ficar atento a isso

A internet é um espaço perigoso, pois, em todo lugar podemos nos esbarrar com golpistas e vírus. Mas, os usuários de Android devem tomar cuidado extra neste momento, já que um novo malware está prejudicando os donos que possuem esse sistema no celular.

Mas, se você possui um aparelho com esse sistema operacional, continue acompanhando a matéria adiante para saber mais sobre o vírus que já fez milhares de vítimas e como se proteger dele.

Recentemente, surgiu mais um vírus que afeta os donos com celulares Android para roubar dados pessoais dos mesmos, que são utilizados na assinatura de serviços premium. Assim, as vítimas acabam recebendo cobranças indevidas em seus aplicativos de banco sem saber de onde elas vêm.

+ Crise das grandes: Burger King irá fechar lojas ainda este ano

Assim, cerca de 600 pessoas já foram alvos do novo vírus chamado Fleckpe, que justamente inscreve as pessoas em serviços de assinatura sem que as mesmas tenham conhecimento. De acordo com a análise dos especialistas, o malware tem infectado os celulares das vítimas desde o ano passado.

LEIA TAMBÉM:

Ele fica disponível nas lojas dos dispositivos que possuem funções como entrega de papeis de parede ou apps de edição de imagem. Quando alguém baixa algum desses arquivos no celular Android, acaba perdendo dinheiro, já que passa a ser inscrita em vários canais de assinatura.

Veja uma lista de quais arquivos potencialmente infectam seu celular:

com.impressionism.prozs.app;
com.urox.opixe.nightcamreapro;
com.picture.pictureframe;
com.draw.graffiti;
com.beauty.slimming.pro;
com.hd.h4ks.wallpaper;
com.beauty.camera.plus.photoeditor;
com.toolbox.photoeditor;
com.microclip.vodeoeditor;
com.apps.camera.photos;
com.gif.camera.editor.

COMO SE PROTEGER?

Os países que até então mais vem sofrendo com essa técnica são Malásia, Polônia, Indonésia, Singapura e Tailândia, mas, não se deve subestimar a capacidade de um vírus desse se espalhar para o resto do mundo. Assim, de acordo com Kaspersky, empresa de cibersegurança, é bom tomar alguns cuidados.

+ INSS tem derrota decretada na Justiça e irá pagar R$ 2,4 bilhões aos segurados

Primeiro, mesmo que os apps sejam removidos das lojas oficiais de celulares Android, pode ser que outros voltem com o mesmo conteúdo frequentemente. Assim, o que se recomenda para não se deixar afetar por eles é não conceder permissões desnecessárias no celular.

Um outro ponto que deve ajudar bastante é instalar um bom antivírus. Caso você suspeite que baixou um desses apps ou semelhantes, exclua-o o mais rápido possível e utilize seu antivírus para fazer uma varredura completa do sistema.

Celulares Android correm risco (Imagem: Reprodução)

Celulares Android correm risco (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.