Perigo: Descubra os 5 maiores erros que as pessoas cometem ao usar o micro-ondas
06/09/2023 às 20h12
Esses são os 5 erros cometidos por pessoas que usam micro-ondas
O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais usados na cozinha, tornando assim a vida mais prática e rápida. Porém, apesar de sua conveniência, diversas pessoas cometem erros ao utilizá-lo, comprometendo assim a qualidade dos alimentos, e em alguns casos, até mesmo a segurança.
E existem 5 erros que são tão comuns, que você com certeza já cometeu ao utilizar o eletrodoméstico. Veja os a seguir!
O primeiro deles, bastante comum, é não cobrir os alimentos antes de aquecê-los no micro-ondas. Isso pode acabar resultando em respingos e sujeita dentro do aparelho, além de alimentos secos e desidratados. Sem a cobertura, a umidade dos alimentos evapora, deixando-os ressecados.
+ Famosa rede de restaurante ‘quebra’ e acaba fechando as portas após 30 anos
Então, a solução é sempre cobrir os alimentos com uma tampa, um papel toalha úmido ou um prato adequado para o eletrodoméstico. Isso ajudará a manter a umidade, evitando sujeira no interior do aparelho.
LEIA TAMBÉM:
● Hackers podem estar monitorando a rede de Internet da sua casa neste momento
● Alugue Casa Barata em 2024 sem meter os pés pelas mãos
● Crianças aprendem a LER com este aplicativo para celular 100% Gratuito
Já o segundo erro é colocar os recipientes não apropriados no micro-ondas, o erro pode acabar resultando em acidentes. Utensílios metálicos, por exemplo, podem causar faíscas e danificar o aparelho. Além disso, alguns tipos de plástico podem liberar substâncias tóxicas quando aquecidos.
Nesse caso, a solução é usar apenas recipientes de vidro, cerâmica ou plástico marcados como “próprios para micro-ondas”. Evite recipientes metálicos e verifique se não há rachaduras nos utensílios de vidro.
Já o terceiro erro é aquecer líquidos no micro-ondas sem cuidado, pois pode levar a situações perigosas. Isso ocorre pois, ao aquecer, o líquido pode não liberar bolhas de vapor, criando uma situação onde o líquido pode entrar em ebulição repentinamente ao ser perturbado.
Para isso, a solução é ao aquecer líquidos, coloque uma colher de metal ou palito de madeira dentro do recipiente. Isso então, ajudará a liberar bolhas de vapor, evitando o superaquecimento.
O quarto erro é aquecer alimentos com cascas ou peles, a exemplo de batatas e ovos, no micro-ondas pode ser perigoso. Isso ocorre pois, o calor pode criar pressão interna e fazer com que os alimentos explodam.
+ Latam inicia Semana Brasil com desconto de até 40% nas passagens aéreas
A solução então, é fazer pequenos furos na casca dos alimentos antes de aquecê-los no micro-ondas para permitir que o vapor escape de uma forma segura.
O quinto e último erro é que muitas pessoas retiram os alimentos do micro-ondas e os consomem imediatamente. Porém, isso pode ser um erro, especialmente com alimentos quentes, pois, não permite que o calor se distribua de forma uniforme nos alimentos.
Então, a solução é deixar os alimentos descansarem por alguns minutos antes de consumi-los. Isso acaba permitindo que o calor se distribua de forma uniforme e evite queimaduras.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.