Esses são os 4 direitos que você possui ao pedir demissão de uma empresa e nem faz ideia

09/04/2024 às 12h25

Por: Bruno Silva
Imagem PreCarregada
Trabalhador deixando a empresa após pedido de demissão (Imagem: Reprodução)

Os trabalhadores possuem esses 4 direitos, porém, na maioria das vezes nem fazem ideia

Na maioria das vezes, na hora de pedir demissão, muitos trabalhadores acabam ficando na dúvida em relação a quais são os seus direitos trabalhistas em relação à decisão. Ao pedir demissão, os trabalhadores acabam precisando lidar ainda com questões financeiras, visto que o valor recebido mensalmente pelo salário irá deixar de ser pago.

+ Esse é o segredo que você deve usar para conseguir anular uma multa de trânsito

De acordo com a legislação trabalhista, ao pedir demissão, o trabalhador perde o direito a alguns benefícios pagos em relação à demissão sem justa causa. Assim, ele perde o direito à multa por dispensa sem justa causa, no valor de 40% da quantia do FGTS. Além disso, o trabalhador ainda não receberá o direito ao saque-rescisão do FGTS ou ao seguro-desemprego. Porém, isso não significa que o trabalhador irá ficar desamparado pelas leis, visto que existem alguns direitos a serem repassados mesmo em caso de pedido de demissão.

Conforme é determinado pelas leis trabalhistas, o trabalhador acaba possuindo o direito ao pagamento dos dias trabalhados até a data de demissão, mesmo que o mês não esteja completo. O empregador irá repassar também o décimo terceiro salário, calculado proporcionalmente ao período trabalhado no ano.

No caso de férias vencidas, o trabalhador irá receber os valores devidos e o adicional de 1/3 do valor das férias. Já em relação ao aviso prévio, o trabalhador que pedir demissão deverá cumprir um aviso de 30 dias, período em que continuará trabalhando. A dispensa só irá ser feita caso a empresa opte em liberar o trabalhador antes do período.

LEIA TAMBÉM:

+ SORTE DUPLA! Aposentados do INSS celebram antecipação do 13º e notícias do 14º! Confira os detalhes

Ao fim do trabalho, o funcionário irá ser remunerado pelo mês que continuou exercendo as suas atividades. Já no caso do seguro-desemprego, o benefício é liberado apenas para os trabalhadores demitidos sem justa-causa. Mas, a lei permite a concessão do benefício nas situações em que o trabalhador deixa voluntariamente por motivos justificáveis pela lei. Se enquadra na situação a rescisão do contrato devido a condições inadequadas de trabalho impostas pelo empregador, configurando uma “demissão forçada”.

Fique por dentro dos direitos trabalhistas (Imagem: Reprodução)

Fique por dentro dos direitos trabalhistas (Imagem: Reprodução)

Autor(a):

Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.