Segredo da longevidade: 3 hábitos de pessoas centenárias para que você tenha uma vida longa e com saúde
03/03/2024 às 10h00
Viver é um privilégio
Enquanto algumas pessoas reclamam com a chegada dos anos, muitas pessoas agradecem por terem uma vida prolongada. O fato é que muitos querem o segredo da longevidade, mas para isso, precisam envelhecer com saúde. Por isso destacaremos 3 hábitos de pessoas centenárias para que você tenha uma vida longa e com saúde.
Acontece que a área montanhosa do Vale de Hunza, localizada no norte do Paquistão, parece desafiar todas as probabilidades médicas. Isso porque a expectativa média de vida dos povos que vivem na área é de cerca de 100 anos.
SAIBA MAIS! Fim do IPVA: Lista oficial de carros isentos entra em vigor e motoristas fazem festa com alívio no bolso
Ocorre que as pessoas centenárias do norte do Paquistão, possuem algo em comum: A alimentação! É exatamente isso que explica o segredo da longevidade do povo daquela região
Desse modo, confira abaixo 5 hábitos que ajudam as pessoas de Hunza a viver mais, de acordo com a viajante polaco-americana Samantha Shea.
LEIA TAMBÉM:
● Lista dos que foram contemplados pelo CPF na nota fiscal traz alegria para os brasileiros hoje (22/09)
● Empréstimo para beneficiários do Bolsa Família começa a ser liberado pela Caixa
● Novo RG e CPF já em vigor: Saiba como emitir a Carteira de Identidade Nacional obrigatória
Em entrevista ao portal CNBC, a jovem relatou que eu marido nasceu e foi criado na comunidade local indígena de Burusho, o que a ajudou a compreender melhor esse fenômeno.
De acordo com informações do portal Metrópoles, no Vale de Hunza ás árvores de damasco são comuns, pois fazem parte da cultura local. Inclusive, estudos apontam que a semente e o óleo de damasco podem ajudar na prevenção do câncer e até mesmo de outras inflamações do corpo.
“Quase todos os pratos tradicionais de Hunza incluem óleo de damasco. Antigamente, era feito à mão, mas agora os moradores locais usam máquinas para extraí-lo dos grãos colhidos”, destacou Samantha.
DIETA RÍGIDA…
Já outra dica que cai como uma bomba para quem é fã de Fast food, por exemplo é a má influência que esse tipo de alimento tem na vida das pessoas. Portanto, para ter maior longevidade é imprescindível que você evite alimentos processados.
Na região, quase toda a carne é de um animal de origem local, onde os moradores de Hunza raramente ingerem alimentos processados, por exemplo.
“As refeições são normalmente preparadas em casa diariamente e quase todas as famílias cultivam algum tipo de vegetal. O espinafre é especialmente popular, e outros favoritos, como tomate e batata, são cultivados localmente e organicamente”, informa a jovem.
Hunza também é repleta de geleiras, que derretem durante o verão e formam um líquido conhecido como “água Hunza”. Ao contrário de outras fontes, esta água glacial é filtrada por camadas de gelo e possui minerais preciosos, como quartzo em forma coloidal, que são apontados como poderosos antioxidantes.
COMO GARANTIR UMA VIDA MAIS LONGA?
Também para se garantir uma vida mais longa, precisa-se parar com certos vícios que agridem o corpo, como ingerir bebidas alcoólicas e fumar cigarros, além de ser o mais recomendado se fazer um check-up geral a cada 6 meses com os profissionais médicos, para cuidar da saúde de perto.
Praticar atividades físicas, dormir corretamente de 7 a 9 horas por noite, se alimentar corretamente nos horários e sempre prezando por uma dieta balanceada, rica em nutrientes, também são fatores que ajudam muito a garantir a longevidade humana.
Autor(a):
Diego Laureano
Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!