Que pena: esses 2 queijos amados pelas pessoas podem entrar em extinção
08/03/2024 às 21h28

Uma triste notícia para os amantes desses queijos
Um bom queijo é o desejo de todos, porém, o prazer pode estar com os dias contados para os amantes de 2 queijos. Acontece que alguns queijos franceses estão ameaçados de extinção. Isso acontece por conta da falta de diversidade microbiana e colocar opções como brie, azul e camembert no topo da lista de alto risco.
As informações foram passadas pelo French National Center for Scientific Research (CNRS). Tanto que Jeanne Ropars, cientista da CNRS, falou sobre a importância de se manter a diversidade microbiana.
“É fundamental preservar essa diversidade, mesmo nos microrganismos, em particular naqueles que usamos para fazer alimentos”, disse ele.
A maioria dos queijos naturais são feitos a partir dos 4 mesmos ingredientes básicos, ou seja, leite, sal, coalho e as “bactérias boas”. Na prática, os microrganismos que geram as texturas, assim como os cheiros, cores e sabores dos queijos.
Leia também:

Passagens Aéreas Mais Baratas: Saiba Onde Encontrar

Recuperar Fotos, Vídeo e Áudios Apagados sem querer do Celular

Chocolate Grátis: Acesse Site de Amostras Oficial de Gigantesca Marca e Peça o Seu
Mofo branco
O Penicillium camemberti, é um espécie de mofo branco que transforma o brie e o camembert nos queijos que são, foi isolado em laboratório ainda em 1897. O fungo altera o camembert originalmente laranja, cinza e verde em uma roda branca que lembra o brie. E essa cepa singular é que os produtos de queijo usam para garantir a estética destes tipos de queijo.
Assim, Jeanne Ropars ainda reforça que a diversidade acaba sendo fundamental para a sobrevivência das espécies: “Sem ela, as espécies são incapazes de lidar com as mudanças ambientais”.
É justamente por isso que a cientista acredita na necessidade de se identificar e desenvolver alternativas ao Penicillium camemberti, assim como outros microrganismos usados na fabricação de queijos.
Vale destacar que os fungos são seres assexuados, por isso, não tem como evitar o extermínio dos genes se houver mutação. Assim sendo, se houver a perda de uma biodiversidade, não existe meios d recuperá-la.
Para ser mais claro, para produzir mais Penicillium, é necessário fazer clonagem do fungo. Mas, clonar uma bactéria individual, após um período, podem ocorrer erros prejudiciais ao genoma. A partir daí, se afeta não apenas a forma como o queijo é produzido, como também a sua regulamentação ao redor do globo.
+ Nubank está com saque surpresa no Pix para os seus clientes; descubra detalhes
Muitos dos queijos franceses possuem padrões de Denominação de Origem Protegida (DOP). Ele vincula oficialmente uma variedade de queijos à região de sua produção. Caso houver modificação na forma de fabricação, é necessário reescrever as diretrizes da DOP antes que houvesse brechas para a produção de queijo tradicional com ingredientes não convencionais.
Para finalizar, a pesquisadora apontou que as pessoas precisarão se acostumar a ver o brie e o camembert em tons coloridos e diferentes sabores. Caso contrário, eles vão ser extintos.

Vários tipos de queijos (Foto: Reprodução)
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.