PUBLICIDADE

CHOCANTE

Arrancado às pressas dos supermercados: 2 marcas populares de salsicha e leite foram barradas pela Anvisa

16/06/2024 às 14:00

Leite e salsicha foram barrados dos supermercados pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva / Montagem AaronTuraTV)
Leite e salsicha foram barrados dos supermercados pela Anvisa (Foto: Reprodução / Canva / Montagem AaronTuraTV)

2 produtos populares foram arrancado às pressas dos supermercados

A Anvisa (Agência Nacional da Vigilância Sanitária), solicitou a retirada às pressas dos supermercados de 2 marcas populares de salsicha e leite, pois não cumpriram normas sanitárias.

O anúncio causou espanto em dezembro de 2022 e maio de 2023, visto que o leite e a salsicha são produtos bastante populares e indispensáveis nos lares brasileiros.

SAIBA MAIS! Use essa máscara caseira de vinho e + 2 ingredientes populares contra rugas e linhas de expressão

Ocorre que através da Resolução-RE Nº 4.087, de 13 de dezembro de 2022, a Anvisa interditou o lote nº 2706, do produto Salsicha em lata, marca Anglo, fabricada em 27/06/2022, válida até 27/06/2025, produzido por JBS S.A de acordo com o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina. 

A medida foi provocada considerando o resultado do Laudo de Análise Fiscal nº 2996.1P.0/2022, emitido pela Fundação Ezequiel Dias, Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (FUNED/LACENMG), que apresentou resultado insatisfatório no ensaio de determinação de esterilidade comercial para o lote citado.

Veja também

Anvisa barrou marca de salsicha (Foto: Reprodução / Canva)
Anvisa barrou marca de salsicha (Foto: Reprodução / Canva)

O problema foi em um lote específico da marca, onde a empresa não precisou ser suspensa por completo. A Anglo faz parte da Friboi, que é da JBS. Então, tanto a Salsicha, como outros produtos da marca estão disponíveis para serem comercializados.

Conforme divulgado no site oficial da Anglo, a marca ‘traz produtos com qualidade por um custo que cabe no seu bolso. Além da tradicional feijoada, a linha conta com feijões, salsichas e almôndegas’.

Apesar da situação ter ocorrido em um lote específico, até o momento não foram encontradas notas oficiais, tampouco manifestações da empresa a respeito do ocorrido na época. Porém o espaço continua aberto para que a mesma possa expor sua versão dos fatos.

Marca Anglo já está disponível no mercado (Foto: Site Friboi)
Marca Anglo já está disponível no mercado (Foto: Site Friboi)

QUAL MARCA DE LEITE FOI BARRADA PELA VIGILÂNCIA SANITÁRIA?

Segundo o portal da Vigilância Sanitária de Santa Catarina, a Anvisa suspendeu a comercialização, a distribuição e o uso dos produtos da marca Natville, fabricados entre janeiro e maio de 2023 pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda.

Os produtos em si são específicos e também foram divulgados pela Vigilância Sanitária, sendo eles:

  • Leite UHT integral;
  • Leite UHT desnatado (embalagem de 1 litro);
  • Soro de leite em pó parcialmente desmineralizado 40% (embalagem de 25kg);

O recolhimento dos produtos das prateleiras dos supermercados também foi decretado pela Anvisa, a fim de impedir que outras pessoas consumissem o produto.

Segundo o órgão fiscalizador, eles fizeram uma inspeção através do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e foi verificado que os produtos em questão foram produzidos pela empresa Laticínios Santa Maria Ltda, fabricante dos produtos de Leite da Natville, sem a devida autorização do Ministério.

Nos rótulos dos produtos tinham informações erradas de que eles teriam sido fabricados por uma filial da empresa, a Laticínios Santa Maria Ltda.

Também foi constatado que esses alimentos foram produzidos sem as devidas condições de higiene e sem a realização de controles que garantam sua qualidade e segurança, podendo causar intoxicação alimentar.

Anvisa suspende vendas de leite da Natville (Imagem Reprodução Internet)
Anvisa suspende vendas de leite da Natville (Imagem Reprodução Internet)

O QUE DISSE A EMPRESA?

A Natville publicou em seu site oficial uma nota sobre o ocorrido. A empresa destacou que se tratou de um caso isolado e que atualmente os seus produtos seguem todas as recomendações sanitárias.

Nota da Natville (Foto: Reprodução / Site oficial)
Nota da Natville (Foto: Reprodução / Site oficial)

QUAL É O PAPEL DA ANVISA?

A Anvisa é responsável por tudo que é comercializada no Brasil. Seja na parte de produtos ou alimentos.

A Vigilância Sanitária está sempre verificando se padrões de qualidade estão sendo devidamente cumpridos.

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
Botão Fechar PushOnSite