2 leis do Detran chegam com mudança na CNH
O Detran chega com novas leis que prometem mudar a CNH de vez, com uma verdadeira bomba aos idosos e uma série de novas medidas na Carteira Nacional de Habilitação.
As informações são do site oficial do Detran SP, o qual informou que o Código Brasileiro de Trânsito sofreu uma grande mudança na renovação da CNH, com novos prazos aos 60+, algo que caiu como uma bomba.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Alerta GERAL: Caixa emite comunicado sobre conta poupança e crava 5 avisos URGENTES
Essas mudanças visam aumentar a segurança nas estradas, ajustando os períodos de renovação de acordo com a idade dos condutores.
Uma das principais mudanças implementadas no CTB diz respeito aos prazos para a renovação da CNH, que agora variam significativamente de acordo com a idade do condutor.
LEIA TAMBÉM!
Essa medida tem como intuito garantir avaliações de aptidão mais frequentes, especialmente para a população idosa. Os novos prazos estabelecidos são:
- Até 49 anos: renovação a cada 10 anos;
- Entre 50 e 69 anos: renovação a cada 5 anos;
- Mais de 70 anos: renovação a cada 3 anos;
- CNH Provisória: validade de 1 ano;
Ainda segundo as informações do portal Revista dos Benefícios, uma nova proibição também afirma que os motoristas que forem obter a CNH nas categorias C, D e E, não podem conseguir o documento se não realizarem o exame toxicológico, obrigatório por lei, até mesmo com o risco de sofrer uma multa pesada caso não faça o procedimento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Idosos comemoram novidade envolvendo nova Lei da CNH (Foto: Reprodução / Canva)
QUAIS SÃO OS 3 ALERTAS AOS MOTORISTAS IDOSOS?
Maior Segurança nas Vias: As avaliações médicas e de aptidão mais frequentes ajudam a garantir que os motoristas idosos mantenham suas habilidades de direção em dia, reduzindo os riscos de acidentes;
Autonomia e Independência: Ao poderem manter sua CNH atualizada, os idosos preservam sua mobilidade e independência, o que é fundamental para sua qualidade de vida;
Adaptação às Necessidades: As novas regras levam em consideração as particularidades e desafios enfrentados pelos motoristas idosos, proporcionando uma abordagem mais personalizada e inclusiva;
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Idosos comemorando notícia sobre a CNH (Foto: Reprodução / Canva)
COM QUANTOS PONTOS O MOTORISTA PERDE A CNH?
Segundo as informações do Detran, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, se o motorista tiver acumulado 20 pontos ou mais em um período de 12 meses (1 ano) isso pode levar à suspensão da CNH.