14º salário vai ser pago neste mês de setembro? INSS anuncia novo prazo
13/09/2023 às 20h33
Novo prazo sobre o pagamento do 14º salário foi dado para 2023
No mês de agosto deste ano, se completou 3 anos desde a criação do Projeto de Lei 4367/20 que foi apresentado pelo deputado Pompeo de Matto na Câmara dos Deputados. O PL dispõe sobre a implementação de um 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS.
Desde então, os segurados do INSS aguardam ansiosamente pelos desdobramentos do caso. Depois de tanto tempo de espera, finalmente surgiram novidades em relação a possível aprovação do 14º salário. O ponto levantado se refere à necessidade de alterar os prazos de pagamentos caso o PL seja validado.
+ Atenção: Esses são os 2 itens proibidos em carros que podem lhe custar uma multa cara
De acordo com o portal da Câmara dos Deputados, a Tabela do INSS e os prazos previamente definidos para o pagamento do 14º salário, precisariam ser atualizados. O intuito disso é realizar depósitos retroativos, dessa forma, o benefício de 2020 deveria ter sido em 2022, e o de 2021 pago em 2023.
Mas, tratam-se de especulações, pois, o PL do 14º salário segue na fila de espera pela votação na Câmara dos Deputados, já que o texto segue em análise, datas ainda não poderão ser definidas, nem mesmo o pagamento do benefício.
LEIA TAMBÉM:
● Novo calendário do INSS está em vigor; confira as datas e não perca seu benefício
● Grave: Se seu CPF está com “nome vazio” no Meu INSS, você precisa saber DISSO
● Saiba se o seu CPF foi PREMIADO! INSS inicia novo calendário de depósitos para 40 milhões felizardos
Caso aprovado, as datas vão ser atualizadas e o instituto Dataprev vai ser responsável por notificar os segurados do INSS sobre os novos prazos. O projeto acabou chegando próximo ao plenário da Câmara dos Deputados onde receberia a votação final, porém, retornou à estaca zero depois da decisão do então presidente da Casa Legislativa, Arthur Lira.
A proposta, porém, não foi objeto de campanha do presidente Lula, nem mesmo foi citada no projeto de Reforma Tributária. Além disso, o orçamento anual prevê a disponibilização da verba necessária para cobrir os custos do recurso ainda este ano.
+ Muita atenção: Bolsa Família será cortado para as pessoas que não fizerem isso
Na ocasião, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse ter dificuldade em colocar o 14º salário do INSS em prática por conta do peso orçamentário. De acordo com ele, o projeto de pagar um salário extra aos aposentados e pensionistas, segue em trâmite no Congresso Nacional.
“O 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo porque senão o governo não aguenta”, afirmou Lupi.
Autor(a):
Bruno Silva
Eu sou Bruno Silva, redator de notícias desde 2013, com passagens em diversos sites. No Aaron Tura TV, trago notícias com credibilidade e responsabilidade aos leitores, sobre o mundo esportivo, de olho nas contratações dos jogadores e movimentações no mercado da bola, trazendo também notícias curiosas dos mais diversos assuntos, deixando os leitores atualizados com informações da atualidade.