14º salário para aposentados do INSS? Confira o que o Governo diz a respeito desse assunto

19/10/2023 às 9h05

Por: Fernanda Zanardo
Imagem PreCarregada
Os aposentados podem comemorar o benefício do Governo (Imagem Reprodução Internet)

Os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social estão na expectativa de receber o 14º salário e o Governo se manifestou sobre a pauta

A tão aguardada perspectiva do pagamento do 14º salário aos aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está sob os holofotes. O Governo Federal se pronunciou recentemente sobre a possibilidade de conceder esse benefício em 2023.

+Jornalista afirma que Rodrigo Godoy se arrepende de traição e procura Preta Gil

Imagine a oportunidade de receber um bônus adicional em seu benefício de aposentadoria. Um projeto de lei está em tramitação na Câmara dos Deputados com a proposta de oferecer um suplemento financeiro aos beneficiários ao longo de dois anos, sem custos adicionais.

Projeto de Lei discute 14º salário para aposentados do INSS (Imagem Reprodução Internet)

Projeto de Lei discute 14º salário para aposentados do INSS (Imagem Reprodução Internet)

Embora o projeto continue a percorrer seu caminho na Câmara dos Deputados, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, lançou luz sobre a persistência do governo em manter essa discussão em sua agenda.

O Deputado Pompeo de Mattos é o autor do projeto de lei 4367/2020, que visa implementar o 14º salário para aposentados. Esse abono tem o intuito de proporcionar um auxílio financeiro extra ao longo de dois anos, visando mitigar as perdas financeiras decorrentes da pandemia.

LEIA TAMBÉM:

Quem estará apto a receber o 14º salário?

Uma vez aprovada, a proposta beneficiará aposentados, pensionistas, e aqueles que recebem auxílio-reclusão, auxílio-acidente e auxílio-doença. No entanto, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada e da Renda Mensal Vitalícia não serão contemplados, uma vez que esses benefícios têm um caráter assistencial.

+Abandonado no São Paulo? Alexandre Pato recebe CARTA BRANCA AGORA (19) e pode assinar com clube SAF

Mas o que falta para a aprovação do 14º salário para aposentados? A implementação desse benefício adicional segue o procedimento de votação na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e, finalmente, requer a sanção presidencial.

Embora a expectativa fosse de que o projeto estivesse em estágio mais avançado neste ano, ele experimentou atrasos devido a discussões e desacordos entre os legisladores.

Até o momento, o projeto conquistou aprovação na Comissão de Seguridade Social e Família, assim como na Comissão de Finanças e Tributação.

Atualmente, está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, onde aguarda a votação. Originalmente, essa comissão seria a última etapa de avaliação, mas o Deputado Tiago Mitraud apresentou um requerimento para incluir mais duas comissões na análise do projeto.

O que diz o Governo?

O Governo Federal fez uma declaração oficial sobre o pagamento do 14º salário. Segundo o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, não haverá pagamento em 2023 devido à falta de recursos orçamentários suficientes para sua viabilização.

Carlos Luppi, Ministro da Previdência (Imagem Reprodução Internet)

Carlos Luppi, Ministro da Previdência (Imagem Reprodução Internet)

+Grêmio: Renato Gaúcho pede desculpas à torcida, mas faz desabafo forte em coletiva: “Me condenaram”

Mesmo que o orçamento estivesse disponível, o pagamento continuaria inviável, uma vez que o projeto de lei não passou por todas as etapas de votação na Câmara dos Deputados, no Senado Federal e na Presidência da República.

Eu sou Fernanda Zanardo, tenho 32 anos e sou bacharel em direito por formação pela FMU. Sempre atenta à tudo ao meu redor, sou Redatora Web por vocação. Encantada pelo mundo esportivo, adoro escrever sobre o assunto, sobretudo de futebol. Amo animais e viajar.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.