13º Não caiu? Veja agora o que fazer nessa situação de desespero

02/12/2023 às 15h45

Por: Victor Silva
Imagem PreCarregada
Salário (Reprodução/Internet)

O pagamento do 13º salário é o momento esperado para milhares de trabalhadores brasileiros, para que possam aproveitar as festas de fim de ano da melhor maneira possível!

Contudo, nem tudo são flores, existem casos que o pagamento mais esperado do ano acaba não sendo depositado na sua conta, deixando milhares em desespero e sem saber o que fazer. Com isso, veja agora o que fazer nessa situação.

Fim dos problemas: Descubra a técnica infalível para passar sua camisa em apenas 2 minutos

O 13º salário, conhecido como gratificação de Natal, é um aguardado benefício para os trabalhadores brasileiros. Correspondendo a 1/12 da remuneração de dezembro, esse valor adicional se torna um recurso significativo no final do ano, auxiliando nas despesas ou possibilitando gestos de carinho à família.

Quem tem direito?

LEIA TAMBÉM:

Conforme a legislação brasileira, todos os trabalhadores com vínculo empregatício têm direito ao 13º salário. Isso abrange trabalhadores formais, servidores públicos, aposentados e pensionistas. Mesmo aqueles demitidos sem justa causa e estagiários têm direito ao 13º salário proporcional ao período trabalhado.

Saia da mesmice e tenha uma decoração de Natal diferente: Te damos 4 dicas

13º salário (Reprodução/Internet)

13º salário (Reprodução/Internet)

O 13º salário oferece flexibilidade em seu uso, dependendo das necessidades e planos de cada trabalhador. Muitos optam por quitar dívidas, pagar impostos, realizar reparos domiciliares ou investir em itens de maior valor, como eletrônicos ou viagens.

Outra alternativa é destinar parte do 13º salário a uma reserva financeira, seja para emergências ou para realizar futuros objetivos, como a compra de um carro ou a realização de um curso.

Dezembro de grana no bolso: 3 signos passarão o mês rindo à toa e terão muita sorte

Não recebi meu pagamento, o que fazer?

A data limite para o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro foi a última quinta-feira, 30. Cerca de 87,7 milhões de trabalhadores estão previstos para receber os valores proporcionais aos meses trabalhados.

Passos a Seguir em Caso de Não Recebimento:

  1. Verifique a Data de Pagamento: Certifique-se de que a data de pagamento está correta, pois algumas empresas têm datas específicas para o depósito do 13º salário.
  2. Informação sobre Pagamento em Parcela Única: Caso o pagamento seja em parcela única, aguarde até a data limite, que é 20 de dezembro.
  3. Procurar Setor de RH ou Financeiro: Se o pagamento não for efetuado, entre em contato com o setor de Recursos Humanos ou Financeiro da empresa onde trabalha.
  4. Denúncia no Ministério do Trabalho ou Sindicato: Se a situação persistir, faça uma denúncia no Ministério do Trabalho ou no sindicato responsável pela categoria. O não pagamento dentro do prazo estipulado resulta em multa.
  5. Observação para Segurados do INSS: No caso do INSS, alguns segurados tiveram o 13º salário antecipado, enquanto outros receberão até 20 de dezembro. Vale destacar que alguns benefícios, como BPC, salário-maternidade, auxílio-doença, auxílio-acidente e pensão por morte, não estão contemplados pelo abono natalino.

Fim de ano animado: Enfeites de Natal que darão um toque especial na sua decoração

Autor(a):

Olá! Tenho 21 anos e sou completamente apaixonado por jogos, tecnologia em geral e jornalismo. Meu intuito aqui é trazer notícias e matérias com o máximo de informações e qualidade para os leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.