Urgente: Governo convoca 12 mil aposentados que poderão ter o benefício BLOQUEADO ainda em janeiro

27/01/2024 às 11h15

Por: Diego Laureano
Imagem PreCarregada
Benefício do INSS bloqueado (Foto: Reprodução / Pronatec)

12 mil idosos terão o benefício do INSS bloqueado

Uma notícia urgente foi divulgada pelo Governo. Trata-se do impacto de 12 mil aposentados e pensionistas que poderão ter os pagamentos bloqueados ainda em janeiro pelo INSS.

Os idosos precisam atender a um procedimento fundamental para a manutenção dos pagamentos previdenciários. De acordo com o Governo, 113 mil idosos foram convocados no final de 2023 para realizar o recadastramento do INSS, que estava válido até 31 de dezembro.

SAIBA MAIS! Atenção: CNH sofre mudanças e alteração na lei pode gerar multa aos motoristas desavisados

Ocorre que desse total, 12 mil beneficiários não cumpriram com esta exigência e agora estão passando sufoco, correndo risco de terem os pagamentos bloqueados de acordo com informações do portal Pronatec.

Felipe Vidigal, diretor-presidente do setor de Previdência do Governo, destaca a urgência para que os aposentados e pensionistas realizem o recadastramento. Atualmente, o procedimento é feito pelo Governo do Paraná. Sendo assim, o recado do INSS só vale para os idosos paranaenses.

LEIA TAMBÉM:

É possível realizar o recadastramento de forma online, baixando o aplicativo Paraná Previdência (você pode baixar o app em https://www.paranaprevidencia.pr.gov.br).

Ao acessar o mesmo, faça login com CPF e senha. Em seguida, clique em “Recadastramento”. Já para quem não está habituado ao uso da tecnologia, poderá realizar o procedimento presencial na central de atendimento da Paraná Previdência em Curitiba, nos núcleos regionais de educação ou até mesmo nos batalhões da Polícia Militar.

Governo do Paraná solicita o recadastramento de aposentados e pensionistas do INSS (Foto: Reprodução / Internet)

Governo do Paraná solicita o recadastramento de aposentados e pensionistas do INSS (Foto: Reprodução / Internet)

MAIS APOSENTADOS?

Existe uma classe de trabalhadores que também podem receber os benefícios do INSS e não sabem que têm esse direito. Portanto, um comunicado exposto pelo Ministério da Previdência Social, através do portal do Diário Oficial da União, 30 milhões de pessoas têm os mesmos direitos de aposentados e pensionistas.

Trata-se de trabalhadores rurais que atuam em lavouras. Os direitos que esses brasileiros podem ter acesso são: Aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Nessa lista englobam diaristas na agricultura, pecuária ou pesca, trabalhadores avulsos ou segurados especiais que abrangem, além dos agricultores e pescadores artesanais, os extrativistas vegetais, indígenas e quilombolas que trabalham na agricultura.

Thumbnail Video Youtube

Além disso, esse grupo de trabalhadores rurais podem solicitar seus benefícios ao INSS pela central de serviços Meu INSS (aplicativo para celular ou em meu.inss.gov.br).

Caso possua limitações quanto ao uso da tecnologia, é possível também realizar o pedido através do telefone 135 ou por meio das entidades conveniadas que possuem Acordo de Cooperação Técnica com o INSS, tais como prefeituras municipais, entidades de classe, como sindicatos de trabalhadores rurais, e colônias de pescadores.

Trabalhadores rurais têm direito aos benefícios do INSS (Foto: Reprodução / Internet)

Trabalhadores rurais têm direito aos benefícios do INSS (Foto: Reprodução / Internet)

Autor(a):

Paulistano com alma de carioca, sou formado em Jornalismo e pós-graduando em Marketing. Sou completamente apaixonado por comunicação. Escrever sobre atualidades, televisão e seus bastidores é a minha realização profissional, que faço com clareza, leveza, seriedade, humor e muito amor. Faço parte da equipe do Aaron Tura TV desde fevereiro de 2022, deixando os leitores atualizados sobre notícias relevantes, que são capazes de transformar a vida de nossos leitores!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.